-
Arquitetos: gon architects
- Área: 325 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver dividindo recursos, incluindo a casa, tornou-se uma prática comum nas últimas décadas no grupo social a partir dos 18 anos de idade. Este recorte da população, basicamente estudantes e viajantes, encontra nesta forma de domesticidade comunitária uma alternativa para a vida familiar. Um espaço e um tempo para a ação coletiva, que é econômica e socialmente benéfica, compatível com o desejo das pessoas de se tornarem independentes. E tudo em um mesmo edifício.
Dozen Doors é o resultado da transformação de uma casa unifamiliar do início do século XXI com cinco andares acima da cota da rua, além de um subsolo, localizado no bairro multicultural de Tetuán, em Madri, em um edifício de habitação coletiva onde 12 estudantes universitários, vindos de todo o mundo para fazer um mestrado, vivem juntos durante um ano na capital.
O projeto é uma estrutura espacial interna urbana, dedicada a abrigar pessoas unidas por contextos de vida similares que favorecem a convivência, ao mesmo tempo em que deixam espaço para a esfera do indivíduo. Para tanto, a organização geral do volume construído, concebido tanto em planta quanto em corte, é articulada em torno de uma escada estrategicamente colocada no centro do edifício que, ao mesmo tempo em que estabelece as circulações verticais da área de convivência, distribui e organiza horizontalmente tanto os espaços comuns quanto os privados.
Do ponto de vista coletivo, há uma diversidade de espaços comunitários internos e externos espalhados pelo edifício, onde diferentes tipos de equipamentos são compartilhados. Desde a cozinha comunitária, sala de jantar ou sala de estar onde assistir aos jogos da Copa do Mundo ou as últimas tendências musicais no piso de entrada, ou ainda a sala de jogos no subsolo, onde também se encontra a lavanderia, até os terraços voltados para o sul onde se pode tomar sol com vista para o horizonte de Madri, no quarto e quinto andares, passando por cada um dos patamares de cada nível, onde, ao lado dos armários, podem ocorrer as conversas mais inesperadas e abertas. Em resumo, estes espaços públicos são projetados como lugares indeterminados que facilitam os encontros e as conversas.
As unidades privadas, ao contrário dos espaços comuns, são projetadas como variações a partir de um mesmo tipo, todas iguais e ao mesmo tempo diferentes. Elas são os lugares onde se constroem os universos pessoais de cada estudante. Elas contêm, em 10-12m2, todos os elementos necessários para higiene (banheiro), descanso (cama) e trabalho (área de estudo). O uso da cor, como no caso da área de estudo e do banheiro, escolhido de acordo com cada orientação, serve para diferenciar estas áreas do resto da sala e criar uma hierarquia espacial.
Dozen Doors é uma solução residencial comprometida com a qualidade que este tipo de programa possui para se tornar um foco de convivência e diálogo social, e ao mesmo tempo demonstrar a flexibilidade da casa para deixar de ser exclusivamente um espaço privado e se tornar também uma arena para a esfera pública. Um lugar de produção social onde diferentes corpos compartilham espaços, mas também tempos, recursos e atividades, o que facilita, no bairro de Tetuán, a construção de um tecido humano avançado que aumenta a coesão entre as pessoas do bairro e aqueles que vivem no espaço coletivo.